domingo, 10 de junho de 2012

A Dignidade Deve Ser Mantida.


Não concordava, ou se adaptava ao culto do animal sem porte, de orelhas demasiadamente longas e que suportava sobre si as cargas não aceitas pela dignidade, ou potência das outras bestas.
Debatia entre seus pares as associações feitas ao seu povo como o “povo dos jegues”, e ressentia-se muito das vergonhosas apresentações e “rallys”, que eram televisionadas, com toda cena de ridículo e apresentação de hematomas e contusões.
Nascera nordestino amargo, e lutara desde sua infância para dissociar sua terra do animal sem propaganda digna e, em um de seus projetos importou outro animal de terras secas, muito mais apresentáveis e sisudas, e desfilou sobre os paralelepípedos empoeirados a monstruosidade castanha que vivia antes em outros desertos.
-Nunca se viu propagandas de jegues em produtos de renome, mas sim em infames aguardentes e outros preparados, ou em apelidos e brincadeiras de má impressão!
-Olhem, meus conterrâneos como se alteia este cupim!Que pelagem respeitosa e que pernas fortíssimas! Era à este animal gracioso que nosso povo deveria ser associado!
Foi daí que se desenvolveu campanhas de promoção, e importações de espécimes para  povoar o cenário, e refazer a imagem do povo aos olhos preconceituosos de outros estados!
A praça tornou-se em local de comício, e, no ajuntamento decidiam seu futuro iconográfico.
-Mudaremos a bandeira municipal nesta figura, logo propagaremos nossa nova identidade em todo nosso território!
-Cigarros, bebidas finas, bolsas, e outros produtos dignos já figuram nosso emblema, e agora a representação de nossas virtudes! Seremos conhecidos como o povo do camelo!
Então, uma voz de transição das fases de maturidade sussurrou em meio ao burburinho:
-Não é camelo, é dromedário! Camelo tem duas corcovas!
A multidão se dispersou encabulada, um colegial havia desfeito todo um sonho de revolução de paradigmas!

Anderson Dias Cardoso.

2 comentários:

Célia disse...

Essa é minha terra! Que tem o jegue como símbolo de força! Terra linda, banhada por mares e circundada por dunas maravilhosas! Os dromedários? Vieram mesmo para trazer status de pioneirismo e originalidade! rsrs... Confesso que já os vi de longe, na praia onde circulam: a linda Genipabu! Quem ainda não conhece, não sabe o que tá perdendo! Amei o texto! uma referência ao Nordeste, terra de cabra da peste e de gente hospitaleira, além de grandes nomes da literatura e da música brasileira!!! Saudades daqui do teu espaço! abraços, amigo!

Masturbação Mental disse...

KKKKKKKK, não pude deixar de reparar demasiado na imagem que usou para ilustrar teu escrito, aliás, que belas imagens você dispõ.
Estupendo o conto!
Palmas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...