domingo, 16 de junho de 2013

Pequenas Misérias, Grandes Negócios.

 Logo após o tilintar de algumas moedas na gasta caneca esmaltada o pedinte erguia seu fundo à vista, e espalmava a mão para reter um momento o doador:
-Por favor, poderia me ajudar à tornar minha profissão mais eficiente?
-Claro!Mas a pressa me constrange!
-Meu formulário é simples, o redigi junto à um esmolante o qual fora estatístico... Ele conhece as “manhas”!
-Então estão em uma parceria?
-Pensamos em formar uma cooperativa de miseráveis!- As unhas negras já haviam agarrado papel, e um toco de lápis.
-É óbvio que o fim de tudo é uma planilha em meu Mac, mas em expediente é bom manter o profissionalismo!
-Muito justo!-Respondeu o encabulado.
-Respeitarei sua privacidade, e pularemos nome, endereço, CPF e outros dados pessoais!
-Por favor!
-Comecemos:
-Visita sempre estas cercanias?
-Trabalho logo adiante, num escritório de contabilidade.
-Faz o percurso à pé, se utiliza do transporte público ou dispõe de veículo?
-Possuo carro, mas meu cardiologista me recomendou caminhadas leves!
-Filhos?
-Dois... Moram com a mãe, mas há possibilidades de não serem realmente meus!
-Complicado!
-Sim!Cada vez que pago pensão penso se estou sendo enganado!
-Seu tempo... Lembra-se?- O estrapeado apelou para a urgência para escapar dos lamentos!
-Claro!Claro!...Acho que preciso de um analista!-Desculpou-se com seu entrevistador.
-Posso te indicar um com doutorado!Encaminho-lhe ao seu container logo que encerrarmos a lista!
-Obrigado!
-Voltando às questões então:
-Quais destes sentimentos lhe vieram à mente quando me viu estender a caneca?
1-Asco, 2-Pena, 3-Indignação? Justifique sua resposta.
-Acho que as três! Seu cheiro me nauseou um pouco, mas me experimentei em sua situação, ao tempo que “nos” censurei por fazermos tão pouco e tratarmos - lhes com indiferença!
-Vocês até que fazem o suficiente, o problema hoje em dia é que o mercado foi saturado!Já não está fácil viver dignamente!
-Obrigado por me aliviar de minhas culpas!
-Disponha!
-Mas, Roberto...
-Este não é meu nome!
-É só um nome padrão, pra tornar a experiência mais pessoal!
-Paulo!
-Como queira!Paulo também soa bem!Então, Paulo... Quanto estaria disposto à ofertar pela pena alheia?Com Que freqüência, e qual o maior valor já desembolsou para ajudar à um desprevenido?
-Geralmente me desfaço das moedas, pois elas pesam no bolso, e tilintam irritantemente enquanto caminho; mas quando há só notas, meu padrão é dois, cinco e sete; geralmente pulverizados em três ou quatro doações entre meus vencimentos!
-Parabéns!Você é um cidadão que contribui acima da média!
-Obrigado!Já tive vontades de seguir uma carreira filantrópica!
-Algo independente, ou tem em vista alguma ONG?
-Gosto da força do corporativismo!
-E isso dá uma boa grana!Conheço um morador de rua muito bem sucedido, e que o pode prestar consultoria!
-Me anota então esse outro endereço!
-Claro!...Retomando a entrevista: Quanto acharia digno para um salário de um mendicante?E, por favor, leve em considerações os fatores de insalubridade!
-Hum... Creio que uns 900 reais seriam justos!
-Hum... -Anotou com um sorriso disfarçado.
-Finalizando eu repetiria a frase que me utilizei como abordagem, agora em forma de pergunta!
-O que eu faria para lhe tornar a profissão mais eficiente?
-Exato!
-Acho que olheiras de preocupação lhe cairiam bem, uma melhor localização, a aquisição de um ou dois cães, e talvez o cultivo de uma gangrena ou qualquer ferimento purulento lhe confeririam melhores rendimentos!
-Está tudo anotado!Muito obrigado por sua atenção, Roberto!
-Paulo.
-Sim... Paulo!E tome lá os cartões de meus indicados!Espero que sejam bem úteis!
-Não foi nada!Tome aqui meu cartão!Certamente logo você necessitará de um contador!



 Anderson Dias Cardoso.

2 comentários:

Contos and Web novelas disse...

Mto interessante aqui, seguindo aqui, me segue lá. Beijos obrigada.

Célia disse...

rsrs...Muito bom! Como sempre, me deleito nos teus textos! Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...